Blogosfera: a importância do planejamento

9/21/2016 02:28:00 PM

Para mim, o planejamento de postagens é um dos fatores mais fundamentais para um blog organizado e com um bom conteúdo. Tudo que é feito com cuidado, calma, bem estudado e antecedência se torna mais bem estruturado.

Foto tirada da internet e editada. Se for de sua autoria, comunique.






Bem no início do blog eu postava um assunto específico para cada dia da semana, após perceber que isso limitava muito, resolvi mudar e trazer conteúdos diferentes, mas não possuía um cronograma de postagens bem planejado. Com isso, eu não tinha hora para postar, muitas vezes resolvia o assunto no dia e montava, fazendo com que ficassem com pouco conteúdo e super desorganizado. 

Senti a necessidade de criar um planejamento com antecedência, mas não tinha um planner para tal. Percebendo essa carência de um material mais sofisticado e bonito, pensei comigo: "mas tenho um caderno novinho sem nenhuma utilidade, eu não preciso de um planner para esquematizar meus posts, eu mesma posso fazer um."

Foi então que resolvi montar, sem nenhuma frescura, o meu planner naquele caderno novo, guardado e sem uso. Para cada semana eu separava 1 folha, nela eu colocava, intercalados com espaços iguais, os dias da semana e data correspondente. Para destacar os meses, dobrei as folhas, de modo que, ficassem como marcadores e em cada uma escrevi os meses.

Depois que inseri isso na rotina do blog, comecei a perceber uma grande mudança, tanto nas ideias de posts novos quanto na organização deles. Desde então, sempre que penso em algum assunto que eu acho legal para trazer pra cá, corro e pego o caderno, fazendo as anotações. 

Isso me mostrou, a curto e médio prazo, uma forma de me organizar e pesquisar com bastante antecedência sobre diversos assuntos. Como, por exemplo, nessa semana, trouxe dois "quadros" novos para o blog e já estavam prontos desde a semana passada.

Acho fundamental e de suma importância planejar, principalmente, quando acontecesse algum imprevisto. Assim, tu já está bem preparado e despreocupado quanto a manter o blog ativo. 

Como falei num post anterior sobre a importância da divulgação, no momento eu disponibilizo de bastante tempo livro, portanto, posso preparar as postagens de 1 ou 2 semanas seguintes sem preocupação. Porém, tenho percebido a cada dia quão valioso é esse assunto e, por este motivo, decidi vir compartilhar com vocês.

Para quem não possui um planner e não tem condições de comprar, há várias possibilidades. Uma é montar o seu próprio, como contei que fiz com o meu. Também, existem muitas blogueiras que disponibilizam os arquivos deles, permitindo que vocês salvem e imprimam, para facilitar. Ideia é o que não falta, basta colocar a criatividade para fora.

Agora me contem, vocês planejam as postagens com antecedência? Qual a diferença notável que obtiveram quando inseriram isso na rotina do blog? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

26 comentários

  1. Olha, eu nao planejava, mas depois desse seu post pensei um pouco e percebi que organização é realmente necessário. Ja to providenciando montar um planner.

    Obrigada. Bjs.

    http://blogitsmee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom ter ajudado, mesmo que um pouquinho. Planejar sempre é bom, não só para imprevistos, mas para corrigir erros e montar um bom post.


      Beijos

      Excluir
  2. Gaby adorei o post! Estou começando meu blog agora e realmente a organização é algo essencial. Eu também sou colunista no blog Questões de Opinião, da Dani Penariol, e lá aprendi muito sobre isso de organização e fazer as coisas com antecedência. Adorei a sua ideia de fazer um planner num caderno, super bacana para quem, como eu, tem alguns cadernos que sobram no final do semestre. Valeu mesmo pelas dicas!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samy, já te vi por lá. Muito bom ver você por aqui, viu?

      Planejar é a melhor coisa que fazemos para as postagens. Fico feliz que tu gostou da ideia. Afinal de contas, com essa crise não dá para ficar gastando e desperdiçar chega a ser crime. Então, juntamos o útil ao agradável, né?


      Beijos

      Excluir
  3. Gostei das dicas. A organização faz muita diferença. Bom também utilizo um caderno para organizar o meu blogue. Eu criei outro blog. Mas enfim já utilizei meu caderninho. Tô cheia de ideias e tenho muito o que escrever nele rsrs. Beijos linda, fique com DEUS♥

    http://nasimplescidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita, faz mesmo. É sempre bom se prevenir né, acho que nunca é demais.

      Acho que a maioria de nós usa cadernos e bloquinhos, até por causa da crise. Mas bom sabe que não sou a única nisso kkkk


      Beijos

      Excluir
  4. Planejamento é algo que eu não tinha no início, de vez em quando ainda me perco, mas se tu quis manter um blog BEM, tem que ter!
    Tenho mais de dois cadernos apenas pro blog, sem contar nos post its espalhados pelo quarto!
    beijos,
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre tento ter 1 semana, mais ou menos, de posts prontos. Assim, se der bloqueio, não preciso me preocupar pois tenho certo tempinho para isso.


      Beijos

      Excluir
  5. Pois é, muita gente acha besteira ter um planner e tal, mas é essencial. Depois que comecei a programar meus posts, tudo ficou mais fácil, porque aí eu não precisava fazer duas coisas ao mesmo tempo que era produzir o post e responder os comentários, que parece não dar trabalho, mas dá né? Só a gente sabe.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Thami,

      Admito que fui uma dessas que achava besteira, até perceber a maravilha que é usar isso a favor, até para bloqueio criativo.

      Nem me fala, facilita em muuuita coisa. haha


      Beijos

      Excluir
  6. Olá!
    É, realmente ter um planejamento é o que me falta ultimamente... Eu ando tão sem tempo que acabo deixando o blog de lado e isso mexe comigo, entende?
    Ano passado, eu tinha um certo planejamento e isso ajudou muito no crescimento do blog, mas, infelizmente, esse ano as coisas ficaram mais apertadas e agora, lendo o seu post, eu comecei a pensar em recomeçar a fazer planejamentos, eles são essenciais e fazem toda a diferença!

    http://makingcolorfilm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Emilly, entendo sim. Teve uns meses atrás que isso me aconteceu e eu fiquei super chateada cmg mesma.

      Que bom que te dei um incentivo de novo.


      Beijos

      Excluir
  7. Hoje em dia sempre planejo com antecedência, os posts ficam com outra qualidade. Não tenho planner também, tenho uma agendinha que marco tudo. Fica todas minhas ideias anotadinhas ali! Se planejar e ter metas nós motiva muito. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Motiva bastante, né?

      Acho que os cadernos e agendas estão na moda, pois todo mundo aderiu a isso ao invés de planner, haha.


      Beijos

      Excluir
  8. Gaby, que ótimo ver todo o seu comprometimento. Assumo que quase não consigo fazer isso, tem horas que a minha vida é muito corrida, aí eu mal consigo liberar um post por aqui, infelizmente! mas eu também tenho um planner, anoto todas as ideias e quando não tenho nada por perto, anoto no bloco de notas do celular mesmo hahaha

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lolla, me sinto bem melhor sendo comprometida dessa forma. Sempre fui muito caprichosa, e quando tinha tudo desprogramado e sem planejamento me deixava muito triste. Agora to pegando jeito...

      Então, por este motivo sempre aproveito os dias que estou super criativa e deixo pronto vários posts. Assim, quando acontece de ter que sair, fazer coisas que não estavam programadas, eu apenas entro pelo cel e libero. Aí a parte de divulgação, faço quando me sobra um tempinho. Tenta fazer isso, acho que vai perceber que é até melhor.


      Beijos

      Excluir
  9. Acho muito importante ter os posts da semana planejados, e posts extras planejados. Quantas vezes já me aconteceu de não ter ideia do que postar. Eu tenho meu caderninho também, e anoto tudinho lá!
    Beijos
    Pompom Chic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, foi esse o exato motivo por eu aderir ao planejamento, e como facilitou bastante minha vida. Dá nem pra comparar, rsrs.


      Beijos

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi Mi, se aderir me conta qual foram as diferenças notáveis viu?

      Aproveitei e te segui, adorei teu cantinho.


      Beijos

      Excluir
  11. Gaby, sua linda! Já estou seguindo você aqui também, viu?
    Muito amor pelo seu Blog e esse post é mara! Essa questão do planejamento é essencial, confesso que sou um pouco enrolada com isso hahaha! Mas tenho tentado seguir um cronograma de postagens pois isso facilita muito a vida.
    Beijos,
    #fiquerosa

    http://www.fiquerosa.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Linda, oooba! Fico feliz viu?! ♥

      Fazer um cronograma, mesmo que bem simples já facilita um pouco, mas sério, tenta planejar tipo 15 dias, vai ver a grande diferença que dá.


      Beijos

      Excluir
  12. Oi gaby, acho de suma importancia o planejamento, um recurso muito bom é programar os post neh, pois assim, vc já pode ir escrevendo, preparando e deixando tudo prontinho para publicar, eu costumo fazer isso com as mensagens do meu canal, pois senão acabo perdendo o horário e etc.. Amei seu blog e suas dicas!

    Fique com Deus!!

    By: https://goo.gl/iA5Gir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dry, exatamente isso. Que nem, eu programo tudo durante a semana para a seguinte, aí chega no fds e eu estou livre para fazer outras coisas. Só entro aqui no sábado para postar e divulgar e domingo se estou livre, entro pra comentar alguns posts recém atualizados de quem sigo. É bom pq posso ter uns dias de folga sem estresse.


      Beijos

      Excluir
  13. To amando seus posts, eu não planejava nada pensava e colocava em prática quando conseguia mas muitas vezes acabava sendo atropelada pelo tempo corrido até lê esse post é ter mais certeza ainda do quanto é importante manter tudo mais organizado. Bjos

    http://blogalessandrasouza.blogspot.com.br/2017/06/como-deixar-sobrancelha-perfeita-com.html?m=0

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não faço nada disso, mas agora estou pensando que preciso urgentemente.

    Beijos!


    Rosa Rourse

    ResponderExcluir