Os prós e contras de morar em república

12/01/2016 11:23:00 AM

Já pensou em sair de casa e ir morar numa república? Antes, pare para pensar nos prós e contras que isso irá ter. Muitos não sabem, mas eu já morei em república. Por este motivo, irei contar um pouco dessa minha louca experiência, numa república mista. Vamos lá...

Imagem retirada da internet. Caso seja

Quando morei em Campinas - SP, passei por muitas experiências, algumas boas e outras nem tanto. Mas o fato é que aprendi muito com isso. Sem falar nas várias histórias que tenho para contar. Alguns meses antes de decidir voltar para o Sul, precisei me mudar. Então, pela internet, encontrei um anúncio de uma república que oferecia várias vantagens por um preço bem bacana. Fiquei toda empolgada e fiz uma visita.

Chegando lá, encontrei um local simples, porém super aconchegante, com bastante plantas e animais, aliás, muitos e de várias espécies. Se tratava de uma república mista, onde a maior parte dos inquilinos eram homossexuais, começando pelos donos do local, que era casados. Os quartos eram misturados, no total de quatro quartos, sendo que em cada um, acomodava de 3 a 4 pessoas. O lugar me encantou e as pessoas que nele moravam também, todos muito receptivos desde minha visita. 

Tive muita sorte de encontrá-los, não só pelas pessoas maravilhosas que lá moravam, mas pelos benefícios. O valor do aluguel era uma média de R$400 com estadia, internet, televisão à cabo, telefone, jantar de segunda à sexta e limpeza do local 1 vez por semana. Eu havia encontrado um tesouro e não poderia deixar escapar. Logo aceitei e me mudei para lá. 

Foi uma das melhores épocas da minha vida e uma das melhores experiências também. Éramos entre 12 pessoas, cada um de um canto do Brasil. Uma mistura de povos, culturas e opiniões diversas num só lugar. Aos finais de semana, a festa era garantida. Aliás, ao lado, havia um boteco e, é claro, que tínhamos conta lá, senão pegávamos fiado mesmo, rs. Mas, viver numa república, não tem só o lado bom, também tem o ruim. E, por isso, resolvi vir compartilhar com vocês tudo que vi e vivi.


Os prós de morar em república:

  • Não se sente sozinho.
  • Cria uma nova família.
  • Têm oportunidade de conhecer pessoas diferentes, novos pensamentos e opiniões.
  • As sociais são bem legais.

Os contras de morar em república:

  • Corre o risco de mexerem nas suas coisas.
  • Nunca tem privacidade.
  • Precisa aprender a conviver com pessoas opostas a ti.
  • Se há muitas pessoas, sempre tem confusão para quem usa o banheiro primeiro.
  • Se tu te desentende com alguém, é obrigado a conviver com a pessoa, se não quer sair de lá.

Eu tive pouquíssimos problemas com tudo isso, apenas algumas roupas iam parar no armário da minha colega de quarto e umas toalhas molhadas em cima da minha cama. Nunca me desentendi com ninguém, pois sou muito de boa com isso. Além do que, eu mal parava lá por conta das viagens a trabalho. Por tudo isso que contei, devo dizer que eu faria tudo de novo e que voltaria para lá, pois foi maravilhoso estar no meio de tanta gente diferente, e ao mesmo tempo parecidas, comigo.

E vocês, já moraram em república ou já tiveram essa vontade? Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

19 comentários

  1. Bom dia flor!
    Acho que está bem balanceado morar em republica, nunca tive essa experiencia, mas já fui em muitos acampamentos e mesmo por 2 dias é sempre ir do céu ao inferno com as emoções....

    PS: Tem post sempre novo no ar!
    Beijos!!!
    Inspirações pra sua Casa Blog A primeira Casa
    Estou no Facebook com Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, mas depende muito das pessoas com quem convive e com si próprio.


      Beijos

      Excluir
  2. mt bacana esse post! com a realidade financeira nossa é mt dificil os jovens morarm sozinhos, republica acaba sendo uma boa saida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar, que é mais prático e, as vezes, até mais seguro.


      Beijos

      Excluir
  3. Oi, Gaby.
    Quando estava no tempo do colégio sempre me imaginei morando em república, mas não aconteceu rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei flor!
    Eu acho que tem mais lado negativo que positivo rs!
    A unica coisa legal são as amizades, fora isso, é ruim!! eu acho pelo menos rs!
    MAs financeiramente falando é mais em conta, ai é de se pensar no que quer ne haha

    Adorei o post
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do peso que cada um tem pra ti. Para mim, os positivos pesam bem mais...


      Beijos

      Excluir
  5. Ah miga vou te contar, eu sempre sonhei em pegar uma mochila e sair mundo a fora conhecendo pessoas e culturas e sou louco para ficar um tempo em uma republica .
    Esses contras ai eu passo aqui em casa mesmo haha

    http://www.meioquetipoassim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então dá no mesmo, pode morar em república tranquilo, rs.


      Beijos

      Excluir
  6. Adoreeei o seu post! Entre morar em uma república e morar sozinha, optei por morar sozinha, porque tinha certo receio com república

    ResponderExcluir
  7. Que post mais incrível, Gaby. Acho que eu não iria me adaptar muito fácil, principalmente pelo risco de alguém mexer nas suas coisas e a falta de privacidade. Porém, gostei muito de saber sua experiência! Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que depende muito das pessoas com quem convive, por exemplo, tu corre os mesmos riscos num local de trabalho que tenha geladeira para guardar as coisas. Então, acho que é uma experiência super válida pra vida, aprendemos a conviver em harmonia e em grupo, isso é fundamental.


      Beijos

      Excluir
  8. Oi Gaby! Acho que mesmo com os contras os prós ainda pesam mais hahaha
    Deve ter sido uma experiência muito legal <3 Pretendo conseguir minha faculdade em outro estado então já to pensando sobre onde vou ficar e tal e uma república é a ideia que nunca sai de mim hahah Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso por esse lado. E, sim, foi uma experiência incrível, se eu pudesse, voltaria pra lá, com certeza.


      Beijos

      Excluir
  9. Gostaria muito de viver em uma, queria que fosse meu primeiro passo em relação a morar fora ! Ainda estou no ensino médio, mas logo começo a procurar vestibular e muitas outras coisas !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, estarei na torcida para que possa realizar isso. Acho que é uma forma maravilhosa de aprender a conviver em harmonia sabe. É muito bom!


      Beijos

      Excluir