Se torne uma pessoa mentalmente forte evitando atitudes

8/16/2018 04:53:00 AM

Existem atitudes que podem prejudicar muito nossa vida, outras que nos levam a um patamar ainda maior, fortalecendo nossa mente. Evitar algumas delas ajuda no crescimento pessoal e, consequentemente, levamos para o profissional também. Mas qual será o segredo para isso? Que tipo de atitude nos prejudica e devemos evitar? Descubra como se tornar uma pessoa mentalmente forte evitando atitudes.


Se tornar uma pessoa mentalmente forte não é uma tarefa tão fácil quanto pensamos. Para obter um bom resultado é preciso se esforçar e ter atitudes e pensamentos melhores. Mas fica a questão: quais atitudes devemos evitar para nos tornarmos pessoas mentalmente fortes?

11 Atitudes que pessoas mentalmente fortes evitam:

1. Fugir de mudanças

As mudanças são inevitáveis. E não estou falando só de mudar de casa ou de cidade, mas também de mudanças pessoais. Quando nos fechamos e ficamos estagnados na nossa zona de conforto, se torna difícil aceitar as mudanças. Mas é preciso entender que elas vem para agregar na nossa vida.

Leia também: Como um diário pode ajudar no seu crescimento pessoal

2. Preocupar-se em agradar os outros

Um dos piores erros da sociedade ainda é essa constante mania que muitos temos em querer agradar a todos. Estar sempre preocupado em agradar as pessoas. Ficar se importando com o que vão pensar ou falar sobre você e suas atitudes. 

3. Perder tempo sentindo pena de si mesmo

Sentir pena de si mesmo não muda os fatos. As coisas não vão mudar - ou melhorar - se você ficar sentindo pena de si. Você cometeu um pequeno erro e perdeu uma incrível oportunidade de subir de cargo na sua empresa? Levanta a cabeça e segue em frente. Ficar sentindo pena de si pode te prejudicar e, também, te impede de concertar os erros.

4. Gastar energia com coisas que não pode controlar

Existem coisas que não depende de você e que não é possível controlar. Por exemplo, a reação dos outros. Na verdade, tudo que relacionar outra pessoa está fora do seu controle. Você não pode controlar o que o outro vai pensar, fazer ou deixar de fazer. Sei que é difícil, eu mesma tenho grandes tendências em gastar energia com isso. Quando percebo, estou enfurecida com algo que não depende de mim. Mas entender isso nos tira um enorme peso das costas.

5. Ter medo de ficar só

Conheço e já conheci muitas pessoas que tem medo de estarem sozinhas. Pessoas que terminam um relacionamento e já começam outro, num curto e incrível período de tempo. Ter medo de ficar só é ter medo de aceitar seus defeitos, suas diferenças, dificuldades e limitações. Quando ficamos sozinhos, nos conhecemos melhor, aceitamos quem somos e como somos, assim aprendemos a nos amar. Acredito que o amor próprio só é possível ser sentido e cultivado quando ficamos sozinhos com nós mesmos.

6. Esperar resultados imediatos

Quem não deseja que todos seus esforços deem resultados rápidos? Quem não deseja que seus sonhos se realizem do dia para a noite? Todos já desejaram isso. Mas quando esse simples desejo se torna diário, algo comum, vira um problema. Esperar que tudo aconteça rápido é pedir para dar merda. É como aquele velho ditado popular: "tudo que vem fácil, vai fácil". Já ouviu? Acredito que sim. Então, aceite esse ditado como um conselho. Deseje que as coisas aconteçam no tempo certo, se tiverem que demorar anos ou não, aprenda a esperar e curtir o processo.

7. Desistir depois de falhar

Lutar. Lutar e lutar. Errar. Falhar. É tão mais fácil desistir depois que erramos, não acha? Falhar em algo não significa que tudo está perdido. É com as falhas que aprendemos. Se as derrotas não existissem, as vitórias não seriam possíveis. Muito menos seriam chamadas desse jeito. Veja por esse lado. É preciso errar para acertar.

"Perdedor não é aquele que perde, mas sim aquele que desiste."

8. Sentir que o mundo lhe deve algo

Nada e nem ninguém lhe deve nada. Você não é especial, ninguém é. Achar isso é viver com arrogância.

Leia também: Como lidar com um término doloroso e seguir em frente

9. Cometer os mesmos erros repetidamente

Errar é necessário, mas cometer o mesmo erro repetidamente já é tolice. É preciso pegar cada erro e transformar em acerto. Aprenda com seus erros. 

10. Ressentir o sucesso dos outros

Todos somos capazes de realizar nossos sonhos. De conquistar nossos objetivos. Cada um tem sua luta e cada um tem seus caminhos cheios de pedras e obstáculos. Quando alguém obtêm sucesso na vida, certamente trabalhou duro e abdicou de muitas coisas para isso. Você também pode alcançar o sucesso e também terá suas dificuldades no caminho. Não ressinta o sucesso alheio. Todos são capazes. 

11. Saudosismo frequente

Lembrar do passado é bom. Não só para recordar, mas para analisar sua vida. Ver os acertos, os erros. As mudanças que teve e as coisas que conquistou. Mas quando ficar lembrando do passado e desejar que momentos voltem pode se tornar prejudicial. É preciso estar no agora, viver o agora. Quando passamos muito tempo no passado, a vida passa e quando perceber, terá perdido tempo demais querendo reviver momentos que não são mais possíveis. 

Qual dessas atitudes vocês tinham? Já perceberam como afeta a vida de vocês? Comentem.


Acompanhe também nas redes sociais Instagram  |  Facebook  |  Pinterest

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

20 comentários

  1. Oi Gaby!!!

    Genteee
    acho que vou imprimir esse post e andar com ele no bolso!!
    Preciso mudar mt coisa...

    obrigada pelo post, de verdade!

    Bjoos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que isso não é uma má ideia, na verdade é ótima. Assim você sempre vai lembrar de evitar essas atitudes.

      Beijos

      Excluir
  2. Que post bacana e útil!!
    Confesso que eu não sou uma pessoa mentalmemnte forte :(
    Tenho sérios problemas em gastar energia com coisas que não posso controlar num geral, isso engloba medo de ficar só, desistir depois de algo dar errado e até desistir sem nem tentar.
    É algo bem complicado e que prejudica minha saúde mental.
    Mas né tamo aí tentando hahaha!
    Muito bacana seu blog!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai menina, mas eu também gasto bastante energia com coisas que não posso controlar. Tenho tentado mudar isso, nem sempre é fácil, mas tô na luta. Um dia consigo! Força na tentativa que um dia dá certo... De pouco em pouco você vai mudando isso.

      Beijos

      Excluir
  3. Que post, meus amigos! Faço das suas as minhas palavras.
    Muitas vezes sem perceber a gente acaba tendo algumas dessas atitudes que só nos prejudicam. Eu tinha essa mania de querer agradar a todos, isso me desgastava demais, agora estou tentando viver sem a aprovação de todo mundo.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era muito assim, mas tem algo que está relacionado a isso também e que descobri ainda fazer. Aquela mania de querer sempre dar uma explicação sobre minha vida para a pessoa. Tipo, o que a pessoa tem a ver com minha vida e o que faço, como me visto e etc? Por quê fico me explicando se a pessoa nem paga minhas contas? Tu não faz isso também? Ou já conseguiu se livrar disso? As vezes me xingo mentalmente quando percebo que dei explicações.

      Beijos

      Excluir
  4. A única mudança que eu fujo é aquela de largar a pessoa, sabe? Da pessoa sair da minha vida, aí eu fico até mal, hahaha! Mas preciso parar com isso, tenho que me acostumar que pessoas vem e vão né? Nossa, isso de se preocupar com o que os outros pensam, se vai agradar ou não, é um problema da sociedade em geral mesmo. A cada dia eu tento me desvincular mais e mais disso. Agora eu me arrumo pra mim, se eu to me sentindo confortável e bem, é assim que vou e fim. Sentir pena de si mesmo é terrível. Cada um tem sua dor, mas ficar sentindo dó desnecessariamente não vale nem a pena, é um gasto de energia total. E isso de gastar energia com algo que não tem como controlar é muito real, também demora a cair a ficha comigo de que aquilo é algo que não depende de mim, as vezes é tarde demais e outras dá até pra reverter a situação e melhorar. O meu medo de ficar só é pro futuro, não de agora. Tipo, também vejo pessoas que saem de um relacionamento e já emendam em outro e também não acho isso legal. Meu medo é mais do futuro mesmo, de ficar sozinha no futuro. Porque já conheço muitas pessoas que ficaram sozinhas e eu vejo que não é bom, principalmente na velhice, sabe? Ou eu posso estar errada quanto a isso. Aaaah, esperar... tá aí uma coisa que eu preciso trabalhar e MUITO! Porque não tenho paciência pra esperar as coisas, aí fico ansiosa querendo que aconteça logo mas as vezes nem é pra acontecer e eu forço, no final fico mal. Pra eu desistir de algo/alguém eu tenho que persistir muito antes de desistir. Ainda bem que não sofro com o item 8, haha! Cometer os mesmos erros de novo e de novo é o meu karma, principalmente em questões amorosas, hahahaha! Do item 10 eu também não sofro, amém. Nossa, isso de ficar lembrando o passado (meu passado nem é tão bom assim) mas eu lembro e releio conversas antigas, pronto... é terrível! Adorei o post! Bom pra manter a gente alerta e mudar essas atitudes pra crescer mais como ser humano.
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu sou um pouco fria, uma aquariana raiz mesmo, nem entendo direito isso de ter medo da pessoa largar. Sempre fui desapegada de tudo, então sempre entendi que os caminhos cruzam e muitas vezes seguem rumos diferentes, acontece. Vida que segue... Faz mais do que certo em não se preocupar com o que pensam, principalmente em questão ao que vestir. Também acho isso, é gasto de energia e perda de tempo se vitimizar. Além do que, só faz com que as pessoas tenham pena, e o pior sentimento que podemos receber é a pena dos outros. Tu também é assim? Eu sofro disso, sempre me preocupo antecipadamente com coisas que não dependem de mim ou quando acontecem contratempos nas coisas que estou fazendo, coisa que não posso controlar, pois acontece né. Eu fico furiosa, muitas vezes acabo com meu dia por isso, tem dias que consigo controlar ou não. Sim, isso de ficar só na velhice acho que todos tem, e quem ainda não sente isso, quando começar a chegar perto dessa idade vai sentir. Muito real isso das pessoas ficarem num relacionamento abusivo por medo de ficar só. Eu sofro de ansiedade então entendo o que tu passa, mas sabe eu já fui muuuuuito pior, eu fazia tudo com pressa, queria sempre pra ontem e isso me afetou durante tantos anos, fiz tanta merda por isso. Graças a Deus eu estou aprendendo a superar isso, mas não é nada fácil. Haha, e não é a pior coisa que existe essas pessoas que acham que o mundo deve algo pra elas? Como se fossem os reis, né? Me poupe! Cometer erros é humano, repetir é burrice kkkk. Então vamos aprender e parar de falar que isso é karma né srta.?

      Beijos

      Excluir
  5. Que dicas sensacional.
    Preciso colocar em pratica essas dicas.
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  6. Lendo seu post só tenho mais certeza de que não sou nada forte, faço tudo ao contrario com a metade do que está ai, por exemplo, ter medo de ficar só e querer agradar os outros...Mas acho que o pior de tudo é esperar resultados imediatos, isso acaba comigo e minha ansiedade vai a mil.
    Gostei muito do post, é um assunto que considero sério e que eu me enxergo como uma pessoa que precisa mudar sabe? Amei!
    Beijinhos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O item esperar resultados acho que é um dos maiores problemas para quem sofre de ansiedade, né? É uma tarefa bem difícil.

      Fico tão feliz ao ler isso Ma. É bom saber que o conteúdo que estou trazendo pro blog pode ajudar as pessoas. Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  7. Me identifiquei em vários pontos do seu texto, amo posts de comportamento.. Amei!


    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|


    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas, ótimas!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  9. ótimo post! Concordo com tudo! é super verdade!
    Instagram @blogbrunavirginia
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, antigamente vivia me preocupando com a opinião de outras pessoas em relação a tudo, hoje em dia resolvi viver a minha vida e aproveitar todas as oportunidades e mudanças que vier pelo caminho.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse é um mal que toda população sofre ou já sofreu né. Ainda mais nos tempos atuais que todo mundo critica e vivemos oprimidos pelos rótulos da sociedade. Faz mais do que certo em aceitar e aproveitar as oportunidades e mudanças. A vida é uma metamorfose, se não aceitarmos isso e nos ajustarmos, ficamos para trás.

      Beijos

      Excluir