Como criar um quarto de princesa usando o estilo provençal

6/25/2021 11:13:00 PM


Por volta do século XVI, no sul da França, na cidade de Provença, surgia o estilo provençal. Na tentativa de aproximar a decoração de suas casas às decorações existentes nos palácios franceses, os camponeses criaram esse estilo único e particular que foi perpetuado ao longo dos anos. O estilo provençal mistura e combina elementos românticos, sofisticados e rústicos. Marcado pela presença de flores, tons claros e objetos delicados. Enquanto, o lado rústico reúne a madeira e os móveis envelhecidos. Já a sofisticação pode ser encontrada em espelhos e lustres. 

Para criar um quarto de princesa nesse estilo não é nada difícil, já que as características dos móveis provençais já remetem a esse formato. Para isso, basta apenas definir o que você espera e comprar os móveis que mais se encaixam com o seu estilo. A cama provençal, por exemplo, possui uma cabeceira com detalhes, que cria impacto e destaca o ambiente. Você pode combiná-la com um criado-mudo - que vai servir de apoio, e é mais um espaço para organizar o quarto -, penteadeira - que pode servir para armazenar suas maquiagens, mas também como uma mesa para trabalho ou para estudos- , ou com um recamier - que proporciona assento extra e é ideal para te auxiliar na hora de se trocar ou para colocar os sapatos. 

Por ter tons fortes de madeira, os móveis provençais podem ser combinados com tons mais neutros. Os tons pastéis e as estampas florais são uma ótima pedida nesse momento. Para complementar, você pode usar flores, tapetes e cortinas em tecidos leves. Ah, e não podemos nos esquecer dos objetos decorativos, que podem ser usados para trazer cor e vida ao espaço. Se quiser fechar com chave de ouro, aposte em um lustre ou tenha uma luminária para deixar o ambiente ainda mais aconchegante. 

Em um quarto de princesa, o que não pode faltar na sua opinião?

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

0 comentários