Como manter seus livros conservados por mais tempo

3/20/2017 10:33:00 AM


Sempre fui o tipo de pessoa organizada, a cada um ou dois meses eu mudava os livros na minha estante. Mas, mesmo sendo uma fanática por livros e querendo montar uma biblioteca pessoal, nunca parei para pensar que eu falhava - e muito - na hora de limpar meus livros. Eu achava que limpar a estante já era o suficiente, e nunca estive tão errada.

Numa das faxinas semanais, percebi que alguns dos meus livros mais antigos estavam começando a ficar com as páginas bem amareladas e aquilo me deixou preocupada. Mas pensei comigo, "ah, isso deve ser normal!". Errada mais uma vez. Pois quando as páginas começam a mudar de cor, significa má conservação. 

Foi então que corri para o Google (meu maior aliado para responder as infinitas dúvidas que surgem) pra descobrir como limpar os livros e, assim, conservá-los por mais tempo. Admito que mesmo depois de pesquisar, demorei alguns dias para criar coragem e fazer essa limpeza. Aliás, esse processo demora muito, pois você precisa limpar um por um.

Já que o último post do blog foi sobre dicas de como organizar seus livros na estante, decidi fazer este explicando como limpá-los. Assim, quando fizer a organização já poderá iniciar esses cuidados especiais que nossos queridos livros tanto merecem.

Cuidados necessários para conservar seus livros:

1 • A primeira coisa que deve saber é que eles nunca devem ficar apertados. Por isso, a melhor forma é organizar eles na vertical, deixando-os com um leve espaço entre eles, bem folgadinhos. Caso coloque na horizontal, deixe os maiores embaixo e não empilhe muitos em cima, assim não danificará os que estiverem no meio.

2 • A forma mais correta de limpar é um a um, como eu havia dito acima. Uma vez por semana ou a cada 15 dias, utilize uma flanela limpa e seca para limpá-los. Caso possua muitos livros, pode usar um aspirador de pó para ajudar. E, no mínimo duas vezes ao ano, use uma escova grande com cerdas macias para limpar a parte de cima dos livros, pois ela ajuda a retirar as sujeiras que se acumulam nos cantos onde o aspirador e flanela não consegue limpar. Também pode folhear rapidamente, mas com cuidado, para arejá-los.

3 • Evite utilizar produtos fortes, como o lustra móveis, na limpeza das prateleiras, pois os resíduos podem infiltrar no papel.

4 • Na hora de manusear os livros, é importante que retire um por um, pegando eles pelo meio da lombada, tanto na parte inferior quanto superior. Se pegar eles pela capa pode rasgar. Também nunca os abra totalmente, assim evita forçar a lombada que, com o tempo, pode rasgar ou soltar folhas.

5 • Não manuseie com as mãos sujas ou suadas, pois isso acelera a decomposição das folhas e tornam seu livro uma fonte de bactérias. Para evitar que as folhas manchem e se despedacem com o tempo, evite ler enquanto come, pois podem cair, acidentalmente, saliva ou restos de comidas sobre o papel.

6 • Para não dar bolor ou cheiro ruim, evite a umidade e mantenha-os em locais arejados e secos. Também pode abrir e deixar por algumas horas, alternando as páginas. Luz natural ou artificial, com o tempo, deixam as páginas amareladas e desbotadas, e as capas tortas e com lombadas. Portanto, evite a iluminação também.

7 •  Não guarde objetos entre as páginas, pois eles podem deixar marcas ou manchas. Da mesma forma, evite clipes de metal, pois eles podem enferrujar e passar para o papel, gerando oxidação e marcas feias. Então utilize somente marcadores de páginas de papel.

Depois dessas dicas, garanto que muitos de vocês perceberam que cometem vários erros graves com a higienização dos livros. Agora é só anotar as dicas, limpar e cuidar devidamente deles, para conservar por mais tempo.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

24 comentários

  1. Menina, eu fiz um post parecido com esse no meu blog uma vez (faz temmmpo), mas devo confessar que já tem uma eternidade que não coloco em prática algumas ideias. Os livros vão aumentando e a preguiça de dar uma geral é grande... Mas vou voltar a arrumar mais vezes, não quero me arrepender mais pra frente =(
    A dica 7 eu nem fazia ideia, e eu sou a "mestra" de deixar flores e etc nos livros!! Tô até com medo de olhar...
    Adorei seu post!! :) Beijos!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, também estou nessa mas estipulei uma meta de uma vez por mês fazer uma boa limpeza na estante e livros, nem que seja só retirar e folhear eles, um por um. Aí, umas 3 vezes por ano passar uma escovinha para retirar o pó que ficou mais impregnado nos cantinhos. Vai ser bem difícil lembrar e fazer, mas é preciso se quero que meus livros durem mais, rs. Nossa, nunca mais tinha conhecido alguém que deixa flores dentro dos livros...

      Beijos

      Excluir
  2. Ótimas dicas.
    Essa de não poder ficar apertado, eu não sabia.
    Os meus ficam super apertados porque tenho pouco espaço.
    Gostei bastante do post Gaby.
    bjO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais da metade dessas dicas eu também não sabia. Quando fui pesquisar para uso próprio, fiquei tão chocada com tanta coisa que eu fazia de errado que me obriguei a postar sobre isso, pois se eu que sou a louca da organização e dos cuidados errei, imagina os outros que não são tanto assim? rs.

      Beijos

      Excluir
  3. Não sabia que dava pra se limpar livros! Adorei o post, bem explicativo.

    Beijos.
    Keep Calm Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Isa, dá sim! Eu também não fazia ideia disso, muito menos que acumulava poeira nos cantinhos. Que bom que gostou...

      Beijos

      Excluir
  4. ótimo post.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  5. adorei tds essas dicas, infelizmente meus livros tomam mt pó

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso é sempre bom de tanto em tanto tempo fazer uma limpeza neles. Assim eles vão durar mais...

      Beijos

      Excluir
  6. Adorei esse post, quanta dica boa.
    Eu pensava que cuidava direitinho mas depois de ler percebi que estou enganada, hahah
    Uma coisa que eu fazia era passar lustra móveis e depois de um pequeno tempo já colocar os livros de volta.
    Nunca pensei em arejá-los um pouquinho também, porque tem livro que faz muito tempo que li então faz tempo que não são abertos...
    Muito bom o post, parabéns. Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, nem me fala. Eu errava demais nessa do lustra móveis também. Mesmo que eu passasse um pano seco depois dele e antes de colocar os livros no lugar novamente, nunca achei que pudesse transferir para as páginas e degradar com o tempo.
      Fico feliz em ter ajudado...

      Beijos

      Excluir
  7. Faz uns três meses ou mais desde que arrumei meus livros nas prateleiras e tirei o pó entre eles. Apesar de ser um tipo de limpeza que eu até sinta prazer em fazer, sempre dá uma preguicinha e eu acabo enrolando mais do que devia. Pretendo limpar minhas prateleiras ainda nesse fim de semana dar um ar mais puro aos meus filhos de papel ♥

    Ótimo post Gaby!

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofro do mesmo mal que tu, Selma. Eu até adoro arrumação e limpeza, mas só de pensar em limpar, um por um, cada livro que tenho na estante (quase 90 no total), me bate aquela tristeza e desanimo que as vezes também deixo para outro dia, rs. Mas o problema disso, é que quanto mais adiarmos a tarefa, mais risco corremos deles estragarem.

      Beijos

      Excluir
  8. Amei suas dicas, Gaby. Sempre limpei meus livros com lustra móveis, vou parar já! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mesmo para ti que tem poucos livros em casa, deve tomar cuidado com eles também.

      Beijos

      Excluir
  9. Gaby, acredita que eu não sabia que precisava limpar livros? Eu nunca dei a mínima para os meus, sempre joguei na gaveta kkk
    Adorei o post, super explicadinho!

    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Alê! Não fala assim que meu coração até se quebra. Como assim tu joga eles numa gaveta e nem toma cuidado? Livros são puro amor, devem ser tratados como bebês, rs. Brincadeira! Mas mesmo que tu não ligue muito para isso, é sempre bom fazer uma limpeza neles...

      Beijos

      Excluir
  10. Também achava que só limpar a estante já era o suficiente. E eu tenho um grande problema em relação aos livros estarem apertados, por que eu tenho muitos e já não estão cabendo no espaço destinado a todos eles.
    E eu tbm estava errada em relação à iluminação. Meu marido trabalhou em gráfica e lá eles guardavam as folhas de papel em um armário com uma lâmpada embutida, por que ela evitava a umidade, o que podia deixar as folhas com má qualidade, aí, sabendo que livro é feito de papel eu comecei a aplicar essa lógica nos meus livros tbm, nunca me preocupei deles estarem em uma prateleira perto da lâmpada do meu quarto.
    Muito legal seu post, e realmente, percebi vários erros cometidos por mim, haha.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br ~Neste mês tem post todo dia no Blog~
    Participe do Concurso e Concorra a um Mídia Kit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não faz muito sentido né? Agora até eu fiquei confusa, porque para as folhas a iluminação faz bem e para livros não? Vai entender... Consigo imaginar como deve ser complicado ter pouco espaço e muitos livros, eu ficaria agoniada por isso.
      Fico feliz que gostou e pode aprender algumas diquinhas...

      Beijos

      Excluir
  11. Houve uma época (uns dois anos atrás), em que eu era a viciada dos livros, eu tinha todo o cuidado do mundo com eles, até mesmo na troca de página, a limpeza então nem se fala, mas eu acho que tive que ir adquirindo essa responsabilidade pré adulta que a gente tem e fui desgostando, e o cuidado foi junto. Talvez meus livros até estejam meio empoeirados kkkkkkk Vou tirar um tempinho da minha correria pra pôr em prática essas dicas! <3

    seu blog é liiiiindo <3 <3
    www.brendanathieli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, mesmo na correria do dia a dia, não consigo não limpar meu quarto ou meus livros, eu gosto de ter tudo limpinho, organizado e bem conservado. Então eu sempre tiro um dia de folga pra fazer isso, não demora muito, mesmo tendo cerca de 90 livros já. Estou chegando na casa dos 30 e mesmo assim, não consigo deixar de ler todos os dias, então eu meio que não me encaixo nessa rotina adulta que a maioria tem. Sempre reservo uns minutinhos pra ler e relaxar. Isso faz bem...

      Beijos

      Excluir
  12. Ooi adorei as dicas, eu cuido bastante dos meus livros e estou sempre limpando ^^
    beijinhos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é uma das poucas pessoas que também sempre cuidam e limpam os livros. Parabéns por isso!

      Beijos

      Excluir
  13. Eu adorei o post porem minha preguiça e grande faz uns 4 meses que nao tiro po entre eles so coloco livros novos e pronto, na verdade ta uma bagunça mais achei o post bem legal dicas diferentes!!
    Fica com deus sua linda juizo no corpo e na alma,
    Um beijo da Ju Margarida.
    Ei venha me ver mais vez em to te esperando la no blog moça
    BLOG:
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir