Minha rotina diária e como encontro motivação

05:32:00

O tempo não para, já dizia Cazuza. Não para pra nada e ninguém, por isso sempre estamos em constante movimento. É incrível como os dias, semanas e anos passam rápido quando nossa rotina é cheia de compromissos. Mas quando tudo fica exaustivo, repetitivo demais, tendemos a nos desmotivar, com isso, vemos o tempo se arrastar. Parece que nada rende, então diminuímos nosso ritmo, desaceleramos nossos passos. Quando percebemos, nossa lista de afazeres diminuiu pela metade, e mesmo assim parece que não conseguimos render mais. Mas, como mudar isso e encontrar motivação para meu dia a dia?


Minha rotina é simples e bem regrada, eu mantenho um cronograma com horários certos, pois só assim eu consigo fazer tudo que preciso e verificar se há tempo disponível para outras coisas. Mas, é claro, isso não é algo que me impeça de fazer outras coisas, como, por exemplo, se surgir algum imprevisto. 

No meio tempo que tenho entre um compromisso e outro, tento marcar coisas como: pagar contas, fazer compras, consulta no dentista, tomar um sorvete com amigos e etc. O mais engraçado é que nunca gostei muito de rotina, acho exaustivo demais e enjoava fácil. Porém, com o passar dos anos, meus compromissos e responsabilidades aumentaram e, consequentemente, meu nível de ansiosidade também.

E muita gente sabe que desordem é um inimigo fatal a quem sofre disso. Só o fato do imprevisto já nos deixa de cabelos em pé. Então, como eu sempre tive uma grande inclinação para organizações no geral, decidi organizar meus afazeres e compromissos, minha vida literalmente. E foi só então que descobri a facilidade que é obter ótimos resultados quando se tem um cronograma do que precisa fazer.

Sabe aquele conselho que os mais velhos dão quando você diz que não tem tempo para nada? Que se organizar direitinho, sempre arranja tempo? Isso é um fato super comprovado. Não é atoa que eles são mais experientes que nós. E foi ouvindo esses sábios conselhos que aderi um cronograma de rotina diária.

E quando falo sobre tudo que tenho feito, as pessoas me perguntam como eu arranjo fôlego e motivação para tudo isso. Então, cá estou, compartilhando com vocês um pouquinho mais sobre minha vida, rotina e como me mantenho motivada e bem disposta todos os dias.

Rotina diária:

Trabalho: segunda à sábado
Curso Inglês: terças à noite
Academia: segunda à sábado
Blog: segunda a sábado à noite
Estudar: domingo

Dias e treinos na academia:

Segunda: aula de TRX
Terça: musculação
Quarta: aula de JUMP
Quinta: Aula de HIIT
Sexta: musculação
Sábado: livre (esteira, transport e abdominais)

Possuo dois tipos de treinos de musculação, mas em ambos eu treino braço e perna, o que diferencia é qual músculo estou trabalhando. Esses treinos são feitos pelos instrutores da academia, e eles se baseiam no meu objetivo, que é definição. Então todo meu treino é baseado nisso. Vou compartilhar com vocês quais os exercícios que faço em cada treino, qual a quantidade de sequências e pesos que uso. Lembrando que estou a apenas 3 meses.

Treino A:

Aquecimento: 10 min esteira
Aeróbico: 10 min transport
Abdominal: rotação de tronco (3x10), vela no banco (3x10)
Musculação: 
Membros inferiores - 
Afundo Cross (sem carga, 3x12)
Glúteo Step (carga 5kg, 3x12)
Adutor (carga 30kg, 3x12, 30 seg)
Abdutor (carga 30kg, 3x12, 30 seg)
Agachamento anilha  (carga 5/5kg, 3x12)
Costas -
Puxada Alta (carga 10kg, 3x12)
Remada Cavalo (carga 5/5kg, 3x12)
Peitoral -
Crucifixo Inclinado (carga 5/5kg, 3x12)
Convergente Reto (carga 5/5kg, 3x12)
Ombro -
Posterior de Ombro com halter (carga 2/2kg, 3x12)

Treino B:

Aquecimento: 10 min bicicleta
Aeróbico: 10 min transport
Abdominal: oblíquo no banco (3x10), roda de exercício (3x10)
Membros Inferiores -
Agachamento 45 (carga 5/5kg, 3x12)
Leg Press 45 ABD (carga 40/40kg, 3x12)
Extensão Uni (carga 10kg, 3x12)
Flexão Uni (carga 20kg, 3x12)
Panturrilha Leg (40/40, 3x12)
Bíceps -
Rosca Alternada (carga 3/3kg, 3x12)
Rosca Direta (carga 2/2kg, 3x12)
Tríceps -
Tríceps Testa com halter (carga 3/3kg, 3x12)
Tríceps Banco (sem carga, 3x12)

Como encontrar motivação:

1. Ser grato:

Primeiro de tudo, eu agradeço diariamente pela vida que tenho, pelas conquistas, os aprendizados que obtenho com cada erro, pela família, saúde, trabalho, por tudo, sem exceções. Faço isso de coração, não só por desejar que a lei do universo, da atração, funcione. Mas simplesmente por ser grata e feliz com a vida que tenho, me mantendo firme para sempre buscar mais vitórias. Não há nada melhor do que a sensação de gratidão ao ver que tens uma vida boa e é feliz assim, ao ver que teus objetivos estão sendo cumpridos e teus sonhos realizados. Isso é impagável. 

2. Determinação/Foco:

Possuir uma pequena dose de determinação e foco é um combustível suficiente para se manter motivado. Se você almeja algo, se tem sonhos e objetivos que deseja realizar e cumprir, você precisa colocar fé nisso e lutar para conseguir, correr atrás. Afinal de contas, você pode tudo que deseja. Mas, para isso, você tem que levantar esse bumbum da cadeira e fazer acontecer. Você tem que dizer em voz alta, repetidamente, até se convencer de que: você quer, você pode, você faz acontecer. E, quando já estiver cansado de lutar, vai levantar mais uma vez e persistir. A persistência nos leva além dos nossos limites. Então, saia da sua zona de conforto e vai a luta.

3. Saúde física e mental:

De nada importa os itens acima se sua saúde física e mental não estiverem alinhadas e em sincronia. Mas, por quê isso? Simples, se seu corpo estiver esgotado e sua mente não só a ponto de explodir, mas entrando em colapso, sua gratidão, determinação, foco e toda sua persistência não serão suficientes para aguentar, ou até mesmo, suportar uma rotina rigorosa e cansativa. Falar sobre isso é clichê? Sim, é mesmo, mas é importante e necessário. Portanto, se hidrate e se alimente devidamente. Descanse o tempo necessário. Sua saúde em primeiro lugar. 

E, como podem ver, tenho uma rotina bem atarefada, embora eu ainda tente e deseje inserir mais alguns compromissos - mas só num futuro próximo, talvez. O que acharam da minha rotina? Como é a de vocês? Me contem um pouquinho mais sobre o dia a dia de cada um. Comentem.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM

14 comentários

  1. menina, difícil mesmo é se manter motivada na nossa rotina, com certeza foco é essencial

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, mas sabe de uma coisa, quando eu não fazia academia e antes de começar meu inglês, chegava as 17h quando eu saio do trabalho, ia pra casa e já estava morta lá pelas 19h. Agora, é meia noite e mesmo cansada estou ligada na máxima potência.

      Beijos

      Excluir
  2. Eu sou louca para pra fazer HIT, mas meu joelho não colabora.
    Tentei algumas aulas, mas forcei muito.
    Adorei conhecer seu treino e suas motivações e sua semana é BEM agitada e isso é ótimo.
    Atualmente só estou conseguindo ir 3x na academia, mas sempre vou em dois horários. De manhã musculação e a noite alguma aula como Jump e Zumba.
    É uma delícia, né?

    *_*
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu nunca senti nada no joelho por causa de HIIT, eu tinha medo do JUMP, que dizem que sempre dá dor pra quem tem problemas nos joelhos. Eu queria fazer Zumba, mas não consigo pois o dia e horário é bem quando tenho curso.

      Beijos

      Excluir
  3. Sabe aquele tipo de conteúdo que você está precisando ler? É exatamente esse post. Eu ando exausta com a minha rotina, tenho mil coisas para fazer no dia e sou a pessoa que mais ama procrastinar na vida, é sério! Por isso que eu tenho que manter a minha agenda bem certinha para que eu consiga cumprir tudo aquilo que eu preciso fazer no dia.
    As vezes que desamino sabe, vontade de jogar tudo para o alto mas dai você se depara com esse post, vê que você não é a única a ter uma rotina pesada e exausta, e vê também como essa pessoa lida com isso, parece bobeira, mas ajuda o outro.
    Adorei o seu post, obrigada por ele! ♥
    www.maeeucresci.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ler que consegui motivar mais pessoas mostrando um pouquinho da minha rotina, que não é nada fácil viu? Mas desde que comecei a praticar exercícios tenho me sentido mais disposta durante o dia, porém, cuidar da minha saúde no geral e ser grata, é um combo fantástico nessas horas.

      Beijos

      Excluir
  4. É mesmo preciso ter foco, não é nada fácil!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/11/zaful-review-white-floral-blouse.html

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter foco é o início, sem ele não conseguimos concluir nem metade do que queremos, né?

      Beijos

      Excluir
  5. Amei demais seu post, nunca gostei de rotinas, mas depois que comecei trabalhar por conta vejo o quanto seguir uma faz falta. Não tenho horário, mas tenho muitos trabalhos para entregar, e por fazer tudo em casa nem sempre ficar focado é fácil. Amei conhecer um pouco mais do seu dia a dia! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou muito chegada a rotina, mas eu gosto de ser organizada, isso me deixa mais calma e relaxada, tudo por causa da chata da ansiedade que me prejudica, então criei gosto por ter um cronograma pessoal bem certinho e seguir ele o máximo que posso.

      Beijos

      Excluir
  6. Eu também sempre gostei muito de me organizar, e acho que isso é essencial quando vamos crescendo, né? As tarefas aumentam, e consequentemente nosso cansaço também.. pra manter o pique e tudo o que queremos fazer, precisamos nos motivar!

    Minha rotina é bem corrida também, mesmo trabalhando em casa. Quando eu trabalhava fora era super cansativo no início, depois fui me adaptando e acostumando. Só que o que a gente percebe é que quando existe determinação e força de vontade, não há rotina corrida que nos impeça. O importante é a gente não exigir além daquilo que podemos fazer.

    Beijos!

    Letras na Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ma. No início, quando comecei nesse trabalho e nem fazia curso e academia, ia direto pra casa e me sentia exausta antes das 19h da noite, agora, com toda essa rotina, chega 23h e to bem desperta ainda, cansada fisicamente, mas agitada. Vejo que isso me faz bem, pois quando durmo, é bem ferrada no sono mesmo e no dia seguinte to bem, as vezes com sono, mas bem disposta. Quando eu não estava trabalhando, e era só com o blog, meus dias não eram nada produtivos como agora.

      Beijos

      Excluir
  7. Estou amando seu blog e todas as dicas deixadas aqui, que post esclarecedor, adorei ter compartilhado sua rotina e os tópicos de motivação! Beijos querida :*
    www.blogdoce18.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anny. Fico muito contente em saber que está gostando do meu cantinho e que tenha achado esclarecedor e proveitoso este post.

      Beijos

      Excluir

Youtube

Curta no Facebook

Twitter